Há mais um mito da ficção científica que vai passar a realidade a partir do próximo ano: a empresa norte-americana Terrafugia está a ultimar o primeiro carro voador, que deverá começar a ser produzido nos últimos meses do ano.
Segundo a agência «Ansa», o modelo «Transition», que está sendo construído por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachussetts, é capaz de alcançar a velocidade de 140 quilómetros/hora (km/h) em terra, sendo que poderá transformar-se numa pequena aeronave e capaz de atingir uma velocidade de 185 km/h.
O objetivo da empresa é abrir as portas da sua invenção ao grande mercado, embora o modelo não esteja indicado para qualquer um: com um peso de 600 Kg, o «Transition» exige carteira de piloto desportivo (carteira que permite o piloto a voar em sítios de vôo, não podendo se deslocar em navegação) para ser conduzido e tem um preço estimado em 96,7 mil euros (148 mil dólares).
O carro está preparado para uma lotação de duas pessoas, tem 5,7 metros de comprimento e largura variável: dois metros quando as asas estão recolhidas e 8,4 metros quando se encontram abertas. Já a nível de combustível, o veículo vai consumir 18 litros por hora enquanto estiver voando.
O protótipo foi aprovado e o aparelho tem tido resposta positiva nos diversos testes aerodinâmicos a que tem sido sujeito.
Sem comentários:
Enviar um comentário