domingo, 6 de junho de 2010

lendas

Roubo de Órgãos

Roubo de Rins

Roubo de Rins

Essa e outra lenda muito conhecida. Reza a lenda que durante uma balada um pessoa muito bonita paquera alguém do sexo oposto e ao pagar-lhe uma bebida, a serve com um poderoso sonífero que só faz seu efeito algumas horas depois. O golpista então leva a pessoa à um motel ou lugar mais reservado e a vítima não se recorda de mais nada daquele dia, mas acorda dentro de uma banheira repleta de gelo, um corte profundo no abdomem e um recado escrito de batom no espelho do banheiro que diz que um de seus rins fora removido, que era para ligar imediatamente para o socorro. O mais inquietante dessa história é que é quase verossímil, a ponto de realmente acreditarmos nela, mas não há nenhum caso registrado em nenhuma delegacia de nenhum ocorrido semelhante. Contudo, o golpe do “Boa Noite Cinderella” é verídico, e muitas pessoas já caíram na de beber um drink com sonífero e sendo roubado enquanto dorme, mas os relatos dizem apenas sobre roubos de valores e objetos, jamais de órgãos humanos.

Hambúrguer de Minhoca

Hamburguer de Minhoca

Hamburguer de Minhoca

Essa é uma lenda relativamente recente que diz que a rede McDonalds fariam seus hambúrgueres com carne de minhoca. Foi uma lenda criada para difamar a empresa e jamais foi provada. Quando começou-se a criticar essa lenda dizendo que ela não seria verossímil (afinal, haja minhoca), gerou-se mais uma lenda dizendo que os hambúrgueres seriam feitos de carne de minhoca da espécie dos Minhocoçú [http://pt.wikipedia.org/wiki/Minhocuçú] uma espécie de minhoca gigante. O interessante dessa lenda é que apesar de não ser convincente, deu uma grande repercussão como sendo uma das primeiras lendas urbanas à ser divulgada por e-mail, então sua área de divulgação foi em ambiente nacional e de forma muito rápida. Até hoje é possível que esse e-mail esteja circulando e sendo repassado em algum lugar do Brasil.

Homem do Saco

Homem do Saco

Homem do Saco

Essa é uma clássica lenda que se contam às crianças para alertá-las sobre os perigos de se confiar em estranhos, e para amedrontar crianças que insistem em brincar na rua. O homem do saco é retratado como um mendigo ou as vezes um cigano (dependendo da região em que se conta essa lenda) com um saco de pano nas costas, onde colocam crianças mau-criadas e as leva para casa para fazer sabão e botões delas. Você é uma criança mau-criada? Então cuidado com o homem do saco.

Bonecos Satânicos

Bonecos Fantasma

Bonecos Satânicos

Lendas dizem que algumas bonecas antigas da Xuxa eram criadas por cultos satânicos e que à noite ganhavam vida matando as crianças ou instigando as crianças para que elas matassem seus pais. Outras lendas diziam que o boneco do Fofão vinha com uma faca dentro dele, e assim que a criança a descobrisse, sentia um forte desejo de matar. Essa lenda provavelmente foi criada por alguns pais que não queriam gastar dinheiro comprando esses bonecos que na época eram muito caros, fazendo a criança perder o interesse por eles através do medo. De qualquer forma, tenho relatos de amigos próximos meus dizendo que colocavam os bonecos em um lugar à noite e de manhã encontravam-no em outro. Verdade ou não, isso é arrepiante.

O Palhaço na Kombi Branca

Palhaço na Kombi

Palhaço na Kombi

Uma lenda não tão conhecida diz que nos centros urbanos, um grupo de palhaços, as vezes palhaços com uma bailarina ou as vezes até mesmo um único palhaço, mas em todas as vezes contadas junto de uma perua Kombi branca. Eles faziam seu show e no meio da bagunça fingiam raptar uma criança que no fim das contas era realmente levada na perua branca. Essa lenda se propagou muito na década de 90, inclusive com um filme sobre o tema. Não me surpreenda que depois disso muitas crianças tenham medo dos palhaços do circo.

A Mulher da Estrada

Essa lenda se popularizou nos anos 50 e 60 com a expansão das rodovias e estradas do Brasil. Dizem que motoristas dão carona à uma jovem, as vezes descrita como loira ou índia, que conduz o motorista até um cemitério onde desaparece. Lendas dizem que o motorista ainda reconhece uma fotografia em uma lápide do cemitério como sendo a garota que deu carona. Versões diferentes também são contadas, como um motorista que dá carona à garota e essa desaparece da cabine do caminhão. Uma versão mais moderna da cidade diz sobre um taxista que fez uma viagem com uma garota que chegando em sua casa entraria para pegar o dinheiro e não mais retorna, quando o taxista toca a campainha para cobrar seu pai atende e diz ser impossível que ele fizesse essa viagem pois sua filha já estava morta. Você teria coragem de dar carona à uma estranha?

O Morto na Coca-Cola

Essa lenda é antiga e pouco conhecida, provavelmente criada para difamar a empresa produtora da bebida mais consumida do mercado. Diz a lenda que um funcionário caiu dentro de um tanque de refrigerante, morrendo afogado. O tanque era tão profundo que seu corpo ficou ali, decompondo-se, por dias sem que ninguém notasse, apenas quando o tanque foi esvaziado para encher garrafas de Coca-Cola, e apenas notaram sua presença quando uma remessa inteira do refrigerante foi engarrafada e já entregue nos pontos de venda. Essa lenda foi tão forte que enquanto estava sendo contada, conseguiu diminuir substancialmente às vendas da Coca-Cola. Outras lendas parecidas foram propagadas, como a Cocaína no Toddy ou a Cal no Leite, todas elas ocasionando prejuízos para as respectivas empresas.

Sem comentários:

Enviar um comentário